
A lavagem nasal é uma prática de cuidado fundamental, devendo ser realizada diariamente desde o nascimento.
É fundamental compreender que a lavagem nasal pode e deve ser efetuada pelos pais em casa, desde que realizada com segurança e com material adequado à idade e etapa de vida do bebé.
Os kits de lavagem nasal devem ser adaptados à idade do recém-nascido, bebé e criança, feitos de material atóxico e seguro, prevenindo a ocorrência de lesões ou de reações alérgicas.
A higiene do nariz do recém-nascido trás inúmeras vantagens para o seu filho!
Desobstrói as vias respiratórias
As vias respiratórias de um recém-nascido são de calibre bastante reduzido, fazendo com que qualquer aumento na produção de muco/secreções possa gerar facilmente uma obstrução nasal. O que se pode tornar bastante grave num recém-nascido, pois este respira exclusivamente pelo nariz até, aproximadamente, 6 meses de vida. Um nariz obstruído, poderá provocar dificuldade respiratória.
Ajuda na prevenção de infeções respiratórias
A higiene nasal ajuda a eliminar vírus, bactérias, agentes irritantes e alergénios da mucosa nasal do recém-nascido. Se não realizar a lavagem nasal diariamente, pode ocorrer a acumulação de muco e secreções nasais, o que, aumenta o risco de o bebé vir a desenvolver infeções respiratórias, como gripes, constipações e bronquiolites.
Facilita a amamentação e aleitamento
Um bebé que respira livremente pelo nariz, será um bebé com maior capacidade de se amamentar e alimentar de forma segura e adequadamente.
Promove o conforto do bebé
Bebés com o nariz obstruído podem ficar mais agitados, irritados e desconfortáveis o que irá influenciar o dia-a-dia do bebé e dos pais, podendo, inclusive, prejudicar os momentos de descanso e sono de ambos. Lavar o nariz diariamente pode aliviar esse desconforto e ajudar o bebé a dormir melhor e mais tranquilamente.
Ao realizar a higiene da mucosa nasal do recém-nascido e bebé, é fundamental, ter conhecimento de algumas dicas que facilitem esse procedimento e o tornem mais confortável para o bebé e mais fácil de executar para os pais.
A maior dúvida que os pais apresentam relaciona-se com a posição mais adequada para realizarem a lavagem nasal no seu filhote.
Principalmente nos primeiros meses de vida do bebé, onde são tão pequeninos e os pais podem ter algum receio de executar esta técnica com receio de magoar o recém-nascido/bebé, de o bebé poder engolir o soro ou até de o soro poder ir "parar aos pulmões" do bebé.
Para facilitar este procedimento, pedimos a ajuda do Fisioterapeuta Respiratório Pediátrico Rúben Alexandrino, para esclarecer qual o posicionamento mais adequado para realizar a lavagem nasal, de acordo com a idade do bebé.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas pode enviar email para: [email protected]
Também pode consultar: Movimenta-te