A Importância de lavar o nariz do recém-nascido

A Importância de lavar o nariz do recém-nascido

A chegada de um bebé é um momento de extrema alegria para os pais e o início de muitas duvidas, receios e preocupações.

Os primeiros meses de vida de um recém-nascido são cruciais para o desenvolvimento do seu sistema imunitário, que se encontra imaturo à nascença.

A higiene nasal é um procedimento muitas vezes subestimado, que provoca algum receio aos pais, por terem medo de magoar o nariz do bebé. No entanto, é fundamental, pois pode contribuir significativamente para o bem-estar do bebé, ajudando a prevenir infeções respiratórias, secreções nasais e nariz obstruído.

Anatomia nasal do recém-nascido

Os bebês nascem com um sistema respiratório imaturo, tornando-os mais suscetíveis a infeções e problemas respiratórios, que as crianças e os adultos.

As fossas nasais de um recém-nascido são relativamente estreitas e, por isso, podem ficar facilmente obstruídas por pequenas quantidades de muco, que podem ser resultado de resíduos do líquido amniótico, secreções nasais normais ou infeções respiratórias provocadas por vírus e bactérias.

Um recém nascido respira exclusivamente pela boca até aos 6 meses de vida, o que torna a higiene nasal ainda mais importante nesta faixa etária, de forma a garantir que as fossas nasais se mantêm livres e desobstruídas, garantindo o conforto e bem estar do bebé.

 

Consequências de um nariz obstruído no recém nascido

Quando o nariz do recém nascido está obstruído, pode apresentar dificuldade em conseguir mamar e respirar ao mesmo tempo durante a amamentação, o que pode resultar em desnutrição e baixo ganho de peso.

Um nariz obstruído, vai deixar o bebé desconfortável, mais irritado e com dificuldade em dormir, o que afeta o descanso do bebé mas também dos pais.

Bebés com o nariz obstruído são mais propensos a infeções do trato respiratório superior, como gripes, constipações, sinusite, rinite e até mesmo otites. Isso ocorre porque a obstrução nasal impede que o sistema imunológico funcione eficazmente, permitindo que os vírus e bactérias se instalem e causem infeções.

É muito frequente que os bebés que desenvolvem infeções respiratórias de repetição apresentem também episódios de bronquiolites. As bronquiolites são infeções do trato respiratório inferior, onde os pulmões ficam cheios de secreções, podendo ocorrer broncospasmos (aperto) das vias aéreas inferiores. Situação que se pode tornar grave, diminuindo a percentagem de oxigénio do bebé, levando à utilização dos músculos acessórios da respiração (que apenas ocorre se o bebé apresentar dificuldade respiratória).

As bronquiolites são a principal causa de internamento em recém nascidos e bebés, e causa de grande desconforto para os bebés e preocupação para os pais

 

Cuidados a ter na lavagem nasal do recém-nascido

Lavar o nariz de um bebê pode parecer uma tarefa delicada, mas é fundamental para garantir que as fossas nasais permaneçam desobstruídas.

A utilização de material de lavagem nasal adequado ao recém nascido, irá tornar este procedimento muito mais prático e fácil de efetuar para os pais, e um procedimento mais confortável e eficaz para o bebé.

Deve utilizar única e exclusivamente solução salina, ou seja, soro fisiológico estéril. O soro fisiológico pode ser facilmente adquirido em qualquer superfície comercial, farmácias e parafarmácias.

O procedimento pode e deve ser efetuado com adaptador nasal+ seringa de tamanho adequado ao recém nascido, deste modo, irá conseguir controlar a quantidade exata de soro fisiológico a utilizar, assim como o fluxo e a pressão durante a lavagem nasal.

Utilizar sempre um adaptador nasal, que seja anatómico, maleável e confortável, de forma a garantir que não magoa o nariz do bebé durante a lavagem nasal.

O bebé deve encontrar-se numa posição adequada para a lavagem nasal, garantindo que se encontra confortável, seguro e corretamente posicionado.

Nunca utilize cotonetes para limpar o nariz de um bebé, pois isso pode empurrar o muco mais fundo ou causar lesões na mucosa nasal.

A higiene nasal deve fazer parte da rotina de higiene diária do bebé, especialmente durante os meses de inverno ou quando existe uma maior probabilidade de ocorrerem infeções respiratórias (como permanecer em ambientes fechados, com muitas pessoas ou mais poluídos/exposição a alergénios).

Apesar de poder parecer um procedimento secundário e sem importância, muitas vezes não executado por receio de magoar o bebé, a lavagem nasal desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar do bebé. A obstrução nasal pode causar dificuldades na amamentação, no aleitamento, no sono e descanso do bebé, mas principalmente, pode provocar infeções respiratórias.

Assim, a lavagem nasal do bebé desde o nascimento, é essencial para garantir um começo de vida do bebé saudável e feliz no seio familiar.

 

 

 

A Importância de lavar o nariz do recém-nascido

Sandra Godinho

on Oct 14, 2023

Disqus

Boxed:

Sticky Add To Cart

Font: